Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Nasci no Sitio Cipoal, do município de Mulungu, região de Caatinga, também conhecida como Cerrado, interior da Paraíba a nordeste do Brasil. Nasci de uma família de muitos Severinos: tios, primos e conterrâneos, em 26 de fevereiro de 1963. Sou Poeta, Escritor infanto-juvenil, Cordelista Palestrante e Glosador. A minha poesia não é uma escolha. Ela é uma necessidade pessoal, emocional e social. Acredito que ninguém faz História sem uma dose pessoal de sacrificio e, por assim entender, com humildade, busco trilhar uma longa e promissora caminhada pelo mundo da Literatura Popular. Me vejo como amante e consumidor da natureza e da arte! Agente social e por isso articulador para a convergência da resolução das questões sociais. Sou pai de dois maravilhosos filhos: Francisco José e Fabiano. Sou grato a Deus por todas as pessoas que passaram pela minha vida deixando suas marcas. Sou reconhecedor dos benefícios das pessoas que permanecem comigo, apontando caminhos ou sinalizando os desvios necessários para o nosso engrandecimento; estando entre estas pessoas, os meus pais: Manoel Honorato e Maria Luzia. Ele de descendência italiana e ela, com um pé na Africa.

domingo, 10 de maio de 2009

Ação Pastoral - PO estadual RJ.




Pastoral Operária - Ousar na caminhada

Obs.: texto para Jornal O Pilar da diocese de Caxias e São João de Meriti.

Rio, 7 de maio de 2009.

A mística de corações que pulsam por uma ação pastoral que liberta para salvar! Com estes termos iniciais, ouso acentuar a definição da Pastoral Operária do estado do Rio de Janeiro. É uma sagrada teimosia que ficou uma vez mais lógica a clara, em nossa reunião de coordenação dia 02 de maio na Cúria Diocesana de Duque de Caxias e São de Meriti.

Contamos com a participação de dom José Francisco Dias, a quem agradecemos pelo apoio e incentivo em suas palavras ao fortalecimento na caminhada. Não podemos deixar de lembrar e agradecer a Edna Bernardo, biblista popular e secretária da diocese pela condução da oração de abertura da nossa reunião.

Ao todo, se fizeram presentes 18 pessoas representantes de 4 dioceses e 1 arquidiocese, atuantes em suas bases paroquiais e comunitárias, estando entre estes um sindicalista.

Nossa reunião de coordenação acontece há cada dois meses em dioceses diferentes e discute uma pauta pré-estabelecida e temas ligados a vida do povo trabalhador. Quase sempre, na reunião, distribui-se materiais produzidos pela PO do Brasil sobre datas importantes no mundo do trabalho: 8 de março, 1º de maio, Romaria (Grito dos/as Excluídos/as), Santo Dias, Jornal Conquistar, Cartões de Natal e outras publicações.

Nossa próxima reunião será dia 27 de junho das 09:00 as 12:00h, na cúria diocesana de Volta Redonda. Terá como pauta: 22ª Romaria ao Santuário de Aparecida, 7 de setembro e Show com Zé Vicente, em agosto.

Vale ressaltar que na reunião de 02 de maio foram distribuídas cartas sobre o 1º de maio: da CNBB, das dioceses de Duque de Caxias e São João de Meriti e Nova Iguaçu, arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e da PO Nacional.

Por fim vale lembrar o nosso padre Agostinho Pretto “este povo caminha com a história na mão”.

Venha conosco e participe! O caminho se faz na caminhada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário