Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Nasci no Sitio Cipoal, do município de Mulungu, região de Caatinga, também conhecida como Cerrado, interior da Paraíba a nordeste do Brasil. Nasci de uma família de muitos Severinos: tios, primos e conterrâneos, em 26 de fevereiro de 1963. Sou Poeta, Escritor infanto-juvenil, Cordelista Palestrante e Glosador. A minha poesia não é uma escolha. Ela é uma necessidade pessoal, emocional e social. Acredito que ninguém faz História sem uma dose pessoal de sacrificio e, por assim entender, com humildade, busco trilhar uma longa e promissora caminhada pelo mundo da Literatura Popular. Me vejo como amante e consumidor da natureza e da arte! Agente social e por isso articulador para a convergência da resolução das questões sociais. Sou pai de dois maravilhosos filhos: Francisco José e Fabiano. Sou grato a Deus por todas as pessoas que passaram pela minha vida deixando suas marcas. Sou reconhecedor dos benefícios das pessoas que permanecem comigo, apontando caminhos ou sinalizando os desvios necessários para o nosso engrandecimento; estando entre estas pessoas, os meus pais: Manoel Honorato e Maria Luzia. Ele de descendência italiana e ela, com um pé na Africa.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Meu Vovô Herói - o livro


O Livro

Este texto é um Conto com cara de Crônica. É uma crônica em tamanho menor da vida e da cultura de uma determinada região do Brasil.

Eu não gostaria que este texto, - agora um livro com 26 páginas, incluindo ilustraçõs do professor Mauricio Lutebark, - fosse apenas mais uma publicação. Costumo dizer que este livro tem três vantagens: - Bom para os adultos; Indispensável para a juventude e ideal para a melhor idade reviver. Não tem a pretensão de ser um argumento didático, mas gostaria que fosse entendido como complemento a difusão das raízes culturais de um povo tão diferente e tão igual.

Eu o escrevi por volta de abril de 2004, pensando que assim como eu, a pessoa que o venha a lê, tenha conhecido e convivido ao menos com um dos seus dois avôs. Claro que imagino pouco mais que apenas você tenha tido uma convivência pura e simples; espero que tenha encontrado algumas das qualidades reveladas pelo neto.

É provável que o leitor ou leitora, encontre em qualquer parágrafo algo semelhante a uma Fábula.

Ele traz opiniões de pessoas que o leram em seu original de rascunho: algumas falaram de mim, outras propriamente do texto. Três destas foram selecionadas para constar nas páginas da publicação. Qualquer que seja o olhar, a estas pessoas eu sou grato. As opiniões exigem de mim: mais compromisso com a qualidade dos textos e escolha de temas, bem como a depuração para com o conhecimento da língua e da linguagem.

Ao final, me cabe dizer, que quem memoriza a história, eterniza a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário